Obras Karl Marx

Karl Heinrich Marx foi, junto com seu amigo Friedrich Engels, o fundador do marxismo – também conhecido como socialismo científico. Juntos, analisaram a sociedade capitalista a fundo, refletindo sobre as instituições que a regulavam e as relações humanas, para chegar a um conjunto de idéias que serviriam de base para a teoria marxista.

O alemão foi autor de muitas obras nas quais defendeu suas idéias. As principais delas são o Manifesto Comunista e O Capital (livros um, dois, três e quatro).

O Manifesto Comunista foi escrito em 1848 em parceria com Friedrich Engels. A obra critica a propriedade privada e o modo de produção capitalista – que privilegia os detentores dos meios de produção – e a forma como a sociedade acabou se estruturando em função disso. O Manifesto também busca demonstrar que o proletariado pode organizar-se para reverter essa situação, na chamada luta de classes.

Já O Capital é um conjunto de livros que foi escrito anos depois e somente o primeiro foi publicado enquanto Marx ainda era vivo. Esta obra é considerada um marco do pensamento marxista, pois expõe conceitos econômicos complexos como o da mais-valia, dos diferentes tipos de capitais e da produção capitalista como um todo.

Mais sobre Karl Marx
Citações Marx
Conceitos Marx
Influências Marx