O que é Marxismo

O Marxismo é uma doutrina filosófica, econômica, social e política desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX. Eles analisaram crítica e profundamente as estruturas das sociedades através da história para fundamentar suas idéias – por isso, o marxismo também ficou conhecido como socialismo científico.

Marx e Engels acreditavam que a característica central de uma sociedade era seu modo de produção e que ele determinava as condições socioeconômicas (infra-estruturas) bem como a cultura, o regime político, a moral e os costumes (superestruturas). Assim, quando um modo de produção se esgotava, passando a se tornar inviável, e outro surgia em seu lugar, a sociedade se reestruturava.

Essas mudanças se dariam através das lutas de classes que moldam a história e suas transformações através dos séculos. Impulsionadas pela dialética, quando uma sociedade expusesse suas contradições e problemas, os homens refletiriam e lutariam por algo novo que buscasse compensar o que houvesse de errado.

Marx e Engels constaram, portanto, que a forma de acabar com a desigualdade que existia à época entre o proletariado e a burguesia seria através da luta de classes, com o proletariado fazendo uma revolução e impondo uma ditadura. Somente desta forma, defendiam, a sociedade poderia passar por um processo de socialismo no qual se reestruturaria para, finalmente, dar início à fase comunista onde o Estado e as propriedades deixariam de existir e a sociedade seria igualitária.

Mais sobre Karl Marx
Comunismo e Socialismo
História do Comunismo