Biografia Karl Marx

Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha e morreu em 14 de março de 1883, em Londres, na Inglaterra. É conhecido por ser o fundador da doutrina comunista moderna e foi também um intelectual e revolucionário.

Marx foi um estudioso que ingressou na Universidade de Bonn para estudar direito em 1835. Por influência de seu pai, acabou transferindo-se para a Universidade de Berlim, alguns anos mais tarde, onde teve contato com a obra do professor e filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Interessado, o jovem voltou-se para a área da filosofia, onde mais tarde concluiu um doutorado.

O pensamento de Karl Marx afetou radicalmente a história política da humanidade e é até hoje um dos mais conhecidos de todo o mundo. Influenciado por filósofos como Imannuel Kant e pelo próprio Hegel, e com a colaboração de seu amigo Friedrich Engels, Marx foi autor da teoria marxista. Trata-se, substancialmente, de uma crítica ao sistema capitalista, que não se limita apenas à teoria, tentando uni-la à prática e, por causa disso, ficando conhecida também como teoria do “socialismo científico”. Além disso, Marx foi o criador de termos que repercutiram em posteriores discussões nas sociedades, como a “mais-valia”.

Mais sobre Karl Marx
Juventude e seus pensamentos
Engels e Hegel